Situado em frente ao município de Santarém, o encontro dos rios Tapajós de águas verde-azuladas e o Amazonas de águas ocre-argilosas, que por não se misturarem, chamam atenção de turistas que todos os anos visitam a região.
O Rio Tapajós nasce do encontro dos rios Jurueba e São Manuel na divisa dos estados do Pará, Amazonas e Mato Grosso. Numa extensão de 132 km, o Rio Tapajós atinge a largura de 19 km com suas águas de coloração esverdeada, o referido rio, durante o período de verão que vai de julho a janeiro, deixa à mostra quase 100 km de praias, ao longo de ambas as margens, constituindo-se em atrações turísticas.
Já o Rio Amazonas nasce a 5.300 metros de altitude dos Andes peruanos. Até chegar à denominação de Amazonas, o rio é chamado de Apurimac, Ucayali e Solimões. O Rio Amazonas corta o município de Santarém no sentido de oeste para leste, numa extensão aproximada de 110 km.
Os fatores que contribuem para esses fenômenos são a densidade, a temperatura e a velocidade. Esse espetáculo pode ser observado diariamente, a partir da orla fluvial de Santarém.
Foto e Texto: Yara Cristina
Nenhum comentário:
Postar um comentário